Skip to content

Patrícia Andrade

aquela que conversa
Somos feitos da nossa ancestralidade, de histórias, de experiências e de nossa maneira de ver e viver o mundo. Conheça um pouco sobre essa minha trajetória para entender de onde partem as conversas sistêmicas.
família

Nasci em 1964 uma família de classe média e vida simples por opção, sem carências e com forte foco na educação e na cultura. Meus pais, já falecidos, foram casados apenas uma vez e por 50 anos, e trabalharam como servidores públicos federais. Sou a filha do meio de três irmãos, tenho uma irmã mais velha e um irmão mais novo.

Casei aos 30, engravidei aos 32 e novamente aos 36, e me divorciei aos 46. Tornei-me imigrante aos 54 anos, vindo para Portugal com meu filho, que está cursando universidade (em breve vai voar). Minha filha permanece no Brasil (e já voou).

formação

Considero meus estudos na Escola Municipal de Bailados de São Paulo, concluídos aos 16 anos, como minha primeira formação, tendo feito parte do Corpo de Baile da escola. Como muitos de minha geração e classe social, estudei em uma boa escola pública estadual e ingressei depois na universidade pública, cursando Matemática no IME/USP. Não concluí a graduação, pois, também como muitos jovens, não me adaptei ao curso. Optei então por fazer Administração de Empresas também na Universidade de São Paulo, onde definitivamente me encontrei como profissional, concluindo os estudos em 1990.

Em busca de contínuo desenvolvimento profissional, continuei minha formação depois de adulta e inserida no mercado de trabalho: fiz MBA em Gestão da Segurança Empresarial (Fecap, 2006), me formei em Direito (Uninove, 2015, OAB nº 402416-SP), e extensão em Transformational Design Thinking (PUC-SP, 2016). Em 2015, após sair da empresa na qual fiz carreira por 21 anos, obtive o título de Mastercoach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

A partir das possibilidades e conhecimentos que se abriram com essas experiências, busquei ampliar minha atuação e me aprofundar em novas áreas, fazendo formações em Conciliação e Mediação de Conflitos (IASP/CNJ e ICFML), Contação de Histórias (com Cristiana Ceschi, Fabio Rosa e Clara Haddad), Constelações Sistêmicas e Familiares (Osho Darshan Institute – Lisboa, Marianne Franke-Gricksch – Porto e Hellinger Schule – Bad Reichenhall).

Experiência profissional

Tive diversas experiências profissionais como empreendedora e também como contratada. Meu início de carreira foi como professora de ballet, o que fiz por três anos. Aos 19, por um ano, fui proprietária de uma academia de esportes e dança. Depois, trabalhei como desenvolvedora de sistemas por dois anos, prestando consultoria na área por mais dois. Fundei em 1996 uma franquia da Futurekids, uma escola de computação para crianças, onde investi outros dois anos.

Em 1991 iniciei minha carreira com Gestão Corporativa, na qual a experiência mais significativa – pela sua duração e oportunidade de atuações diversas – foi em uma empresa de tecnologia bancária por 21 anos.

Retomei minha trajetória como profissional independente em 2013, quando deixei a carreira corporativa e trabalhei como coach de carreira e liderança por seis anos.

qualidade de vida

Sempre em movimento e transformação, me tornei vegetariana em 2016. Minha mudança para Portugal no fim de 2017 se baseou na ancestralidade e na busca por qualidade de vida. Com foco na alimentação e saúde, também adotei o uso de óleos essenciais e a aromaterapia na minha rotina diária. Voltei ao caminho da espiritualidade em 2017, como adepta do Akram Vignan, uma ciência espiritual com origem na Índia que traz um caminho simples para a felicidade permanente.

Formalmente aposentada e agora com tempo para viajar, ler, assistir a filmes e séries, estudar e aprender ainda mais, decidi dar início às conversas sistêmicas como parte de todo esse processo.

saiba como fazer uma doação
Preencha os campos abaixo com seu nome completo e email, assim você receberá uma mensagem com os detalhes para prosseguir com sua intenção.